É muito comum na primeira semana de uma dieta nova a motivação estar no auge e o foco no máximo. Segues tudo à risca, sem falhar e até consegues perder algum peso. Mas depois a motivação vai desaparecendo…

Desanimas porque os resultados teimam em não aparecer, porque tens saudades de comer o que tu mais gostas. Pode haver muitos motivos, mas a verdade é que acabas por desistir.

A perda de foco/ motivação é um dos principais “obstáculos” mencionados no processo de perda de peso.

Por isso, vou partilhar contigo 4 dicas fundamentais que deves adotar numa dieta saudável para  alcançares os teus objetivos de saúde com sucesso.

1. Não passes fome

Se fizeres uma dieta extremamente restritiva, vais desistir assim que a tua força de vontade se esgotar. O ser humano não vive sem comida e deves olhar para ela como uma aliada e não uma barreira.

A alimentação deve ser uma fonte de prazer e nutrição e não de privação e sofrimento. Não olhes para a comida apenas como calorias. É muito mais do que isso. 

No meu acompanhamento personalizado ensinamos a utilizar o princípio 80 / 20 para garantir o prazer e o equilíbrio na alimentação das minhas pacientes. 

Lembra-te: uma dieta eficaz e sustentável é aquela que tu consegues seguir a longo prazo.

2. Cria um ambiente de sucesso:

Se queres manter o foco, então cria um ambiente que facilite a tua vida! Cria um ambiente que facilite escolhas saudáveis e evite tentações desnecessárias.

Por exemplo, planeia refeições atempadamente. Faz um menu semanal e lista de compras. Faz compras conscientes, analisando os rótulos dos produtos que compras. Prepara, se for o caso, lanches equilibrados para levares contigo quando estiveres fora de casa.

Assim, será menos provável cederes a impulsos alimentares e mais fácil manter a tua rotina saudável. 

Além disso, podes estabelecer uma rotina consistente de exercício físico.

Dica: coloca o dia dos teus treinos na tua agenda, para aumentar o teu compromisso. 

Atenção: O exercício/ atividade física é importante na perda de peso, mas não deves fazê-lo apenas para “queimar calorias". É importante a longo prazo para garantir um resultado sustentável e também ajuda o nosso metabolismo.

3. Descobre o que estás a comer

O conhecimento e a consistência são talvez as bases mais fundamentais numa perda de peso definitiva. Para emagrecer não basta fazer “receitas fit” que vês na internet. Tu precisas de saber o que essa receita representa e como se encaixa na tua alimentação. 

É possível emagrecer sem reeducação alimentar, certo.  Contudo, não é possível manter o peso perdido e construir uma relação saudável com o corpo e com a comida sem esse processo. 

A reeducação alimentar, que levamos a cabo no nosso acompanhamento personalizado, permite-te saber exatamente o que estás a fazer. Tu sabes o que estás a comer e tens liberdade. Não estás presa a um plano alimentar, a um número limitado de combinações de alimentos e receitas. 

Assim que dominares os equivalentes alimentares, a alimentação saudável torna-se muito mais fácil. Consegues adaptar ainda mais o teu plano à realidade do teu dia-a-dia. Assim, ganhas independência alimentar - o que te vai garantir a perda de peso a longo prazo.

Manter o foco na perda de peso pode ser desafiador, mas não é impossível. Se seguires estas três estratégias fundamentais vais estar no caminho certo para alcançar os teus objetivos de forma saudável e definitiva. 

4. Procura ajuda profissional

O acompanhamento regular está associado a melhores resultados na perda de peso e na redução do efeito yo-yo.

A verdade é que vão existir imprevistos, altos e baixos, no processo e é sempre melhor teres apoio profissional. Uma nutricionista para tirar as tuas dúvidas e partilhar conhecimento contigo é sem dúvida a chave para garantires o teu sucesso. 

No nosso acompanhamento personalizado, a nutricionista está sempre disponível à distância de uma mensagem para tornar o teu percurso mais fácil!