Emagrecer é um objetivo para muitas pessoas, mas mesmo com as melhores intenções, é fácil cair em armadilhas que podem atrapalhar o processo. Conhece os cinco erros mais comuns que as pessoas cometem ao tentar perder peso e descobre como evitá-los para alcançares os teus objetivos de forma saudável e sustentável.

1. Petiscar e não contabilizar o que comes 

Petiscar ao longo do dia pode parecer inofensivo, mas esses pequenos lanches e belicasdas podem acumular muitas calorias extra sem que te apercebas. Às vezes o hábito de petiscar acontece de forma tão automática que nem nos damos conta do quanto estamos a comer. Pode ser um bocadinho de pão aqui, um bocadinho de queijo ali. 

Os petiscos aparecem de todas as formas: porque te apetece algo, porque estás a ver televisão e sentes a necessidade de estar a comer, porque estás a cozinhar e vais comendo alguns bocados dos ingredientes ou até porque o filho deixou algum do lanche e tu não queres que se estrague!

Solução: Mantém um diário alimentar onde possas registar tudo o que comes, incluindo os petiscos. Este hábito pode ajudar-te a ter uma visão clara das tuas calorias diárias e a identificar possíveis excessos. Mas atenção não tornes isto numa obsessão! Fá-lo apenas até perceberes a tua rotina alimentar e identificares os momentos em que sentes mais vontade de petiscar.

2. Ter uma mentalidade rígida

Abordar a perda de peso com uma mentalidade de “tudo ou nada” pode ser prejudicial. As regras alimentares e as dietas rígidas podem levar a sentimentos de culpa e frustração quando ocorrem deslizes, aumentando as possibilidades de desistência. 

Por exemplo, se tu comeres uma fatia de bolo e pensares “perdido por 100, perdido por 1000” vais provavelmente comer muito mais. Ao invés de aproveitares essa fatia que te sabe bem e que não terá um impacto assim tão grande nos teus resultados, vais deitar tudo a perder e comer sem grande prazer. No final, ainda te vais sentir culpada por teres comido tanto. 

Solução: Adota uma abordagem mais flexível e equilibrada. Permite-te a pequenos prazeres de vez em quando e foca-te no progresso a longo prazo em vez de procurares uma perfeição impossível. A permissão é muito mais poderosa do que a proibição!

3. Comer alimentos saudáveis em excesso 

É comum pensar que, por serem saudáveis, existem certos alimentos que podem ser consumidos à vontade. No entanto, mesmo os alimentos nutritivos podem ser ricos em calorias e o consumo excessivo pode atrapalhar o teu processo de emagrecimento. 

Por exemplo, o abacate é um alimento muito interessante ao nível nutricional e uma ótima fonte de gordura. Simultaneamente, é um alimento bastante calórico.

É por isso que deves ter sempre um plano personalizado a ti e às tuas necessidades, para perceberes o que deves comer - seja um alimento considerado “saudável” ou não.

Solução: Presta atenção às quantidades. Usa medidas para controlar a quantidade e lembra-te que o défice calórico é essencial para a perda de peso.

4. Fazer dieta 

As dietas da moda e restritivas podem prometer resultados rápidos, mas raramente são sustentáveis a longo prazo. Elas podem levar a défices nutricionais e a um ciclo de perda e ganho de peso. 

Se não te imaginas a conseguir seguir o plano alimentar da tua dieta para o resto da tua vida, ela não será definitiva. Assim que voltares aos teus hábitos alimentares antigos, vais voltar a ganhar peso, é inevitável.

Solução: Em vez de seguires dietas restritivas, foca-te em fazer mudanças de estilo de vida que podes e que consegues manter a longo prazo. Para além disso, investe na reeducação alimentar, que te vai garantir a mudança de hábitos alimentares a longo prazo, de forma sustentável e prazerosa. 

5. Fazer exercício físico para emagrecer

É verdade que o exercício físico é fundamental para a saúde em geral e para manter o peso, mas, por si só, não é suficiente para a perda de peso. A maioria das pessoas acabam por subestimar as calorias que são queimadas durante o exercício físico e acabam a comer mais do que o necessário. 

No processo de emagrecimento, a alimentação tem um impacto muito maior do que o exercício físico alguma vez poderia ter. O défice calórico é que te garante a perda de peso. Pensa comigo: tu em 5 minutos consegues comer calorias que não conseguirias queimar em 5 horas de treino!

Solução: Usa o exercício como uma ferramenta para complementar a tua dieta e não como a única estratégia para emagrecer.  Pensa no exercício físico como algo que te vai fazer sentir bem - vai melhorar a tua saúde mental e ajudar-te a tonificar ou aumentar o músculo! 

Evitar estes erros comuns pode ajudar-te a alcançar os teus objetivos de emagrecimento de forma mais eficaz e sustentável. 

Lembra-te que a paciência e a consistência são essenciais para o sucesso a longo prazo. Do que estás à espera para conquistar uma vida mais saudável e feliz?