Se já fizeste uma dieta antes, conseguist perder peso e pouco tempo depois voltaste a ganhá-lo ou chegaste a engordar mais do que o teu peso inicial, não és um caso especial.
Aliás, cerca de 95% das pessoas que fazem dietas restritivas ganham o peso de volta. Esta é o chamado “efeito ioio” ou “efeito sanfona”.
Evitar o efeito ioio é um dos maiores desafios de quem quer emagrecer. É fundamental entender que a perda de peso deve ser progressiva e consciente, com mudanças que se integrem no teu estilo de vida.
As restrições exageradas e a falta de motivação são dois dos motivos mais comuns que levam a desistir das dietas.
Aqui vou partilhar contigo 5 dicas valiosas para que consigas manter o peso a longo prazo.
1. Garante uma boa adesão ao plano alimentar
Para perder peso basta estar em défice calórico. No entanto, a forma como se alcança esse défice é muito importante para a durabilidade dos resultados. Um plano imperfeito cumprido é melhor do que um plano perfeito não cumprido.
Se no processo de emagrecimento a dieta tem mais ou menos açúcar, mais ou menos produtos processados é pouco relevante. “Não existem golos feios”, o que importa é que seja eficaz.
É necessário perceberes se o plano que estás a seguir é realista, se está adaptado às tuas necessidades e desafios. Pergunta-te a ti mesma: de 0 a 10 quão difícil é seguir o plano? A resposta deve ser abaixo de 5 para teres sucesso.
2. Sai da rotina alimentar
Variares a tua alimentação é fundamental para evitares o tédio e a monotonia. Não tenhas medo de sair da rotina ocasionalmente e desfrutar de uma refeição fora do plano. É normal, num estilo de vida saudável, fazer 1 a 2 refeições de “deslize” por semana, seja a nível de qualidade ou de quantidade.
Se possível, planeia essas indulgências com antecedência - seja em festas de aniversário ou ao fim de semana. Podes até escolher fazê-las às quartas-feiras, por exemplo, para quebrar a monotonia da semana.
É mais fácil controlares esses “deslizes” se fizeres uma reeducação alimentar durante o processo de perda de peso.
3. Reflete diariamente sobre outras conquistas além do peso
Não te concentres apenas com os números da balança. Chegares ao teu peso ideal é ótimo, mas existem muitas diferenças que não se refletem no teu peso.
Às vezes, o peso pode não alterar imediatamente, mesmo com as mudanças no plano alimentar. Cria uma relação saudável com o peso, compreendendo que as flutuações são normais e não devem ser motivo de desânimo.
Por isso, reserva um momento diário para refletires sobre outras conquistas. Usa estas perguntas:
- Sinto-me mais leve?
- Tenho mais energia? (Para brincar com os teus filhos, para subir as escadas…)
- Sinto-me mais feliz e saudável?
- Tenho feito mais atividade física?
- Sinto-me orgulhosa do meu percurso?
Celebra cada passo, cada progresso, por menor que te pareça.
4. Não tenhas uma lista de proibidos
Sempre ouvimos dizer que o fruto proibido é o mais apetecido, e a sabedoria popular está correta neste caso. Proibir alimentos geralmente tem o efeito oposto, aumentando o teu desejo.
O teu organismo vai estar a suplicar por esses alimentos. Em vez de proibires, inclui esses alimentos de forma planejada na tua rotina.
Por exemplo, no nosso acompanhamento personalizado, fazemos questão de incluir docinhos diários se for necessário. O lema é “podes comer de tudo, só não podes comer tudo”. A permissão para comer tem muita força e muda a tua mentalidade.
5. Participa em eventos/ workshops/ webinares e desafios
É humanamente impossível seguires tudo à risca e te conseguires focar a tempo inteiro no processo de emagrecimento. Por isso, é necessário criares estímulos diferentes que te ajudem a emagrecer e a manter um estilo de vida saudável.
O ser humano adora desafios, adora competições – seja connosco mesmos ou com outros. Portanto, participa em eventos ou workshops relacionados com saúde e bem-estar de vez em quando. É uma ótima forma de encontrares novos incentivos, ganhares mais conhecimento e motivação para manteres o foco nos teus objetivos.
Eu organizo muitos eventos online gratuitos relacionados com nutrição, por isso segue-me nas redes sociais e aproveita.
Conclusão:
Para emagrecer com sucesso e atingir o peso ideal de forma sustentável, não podes depender apenas da força de vontade. É crucial criar um plano de ação que te permita incorporar hábitos saudáveis no teu dia-a-dia. E lembra-te: a paciência é um ingrediente chave no teu percurso para emagrecer e manter o peso perdido.
Cada passo na direção do teu objetivo é uma conquista que merece ser celebrada. Se o processo para emagrecer for prazeroso, será muito mais fácil manter os resultados e a motivação.